Curiosidades - Como surgiu o microondas


Em um mundo onde tudo precisa ser rápido, imagine-se sem poder mais contar com o seu fabuloso microondas. Pode parecer muito simples o fato de apenas colocar o alimento dentro do forno e aquecer, mas você sabe como surgiu o microondas?


O microondas surgiu por acaso, quando o engenheiro Percy Spenser, que trabalhava na Corporação Raytheon com o Magnetron (Figura ao lado), equipamento criado em 1939, pelo físico Albert Wallace Hull para gerar microondas para rádio e radares. Certo dia durante suas atividades, Spenser percebeu que uma pequena barra de chocolates que estava em seu bolso derreteu, ele já sabia que tais microondas geravam calor mas nunca se deu conta de que poderia utilizar para aquecer alimentos.


 E partiu para outros testes, inicialmente estourando pipocas,e depois tentando aquecer um ovo, que explodiu, identificando-se então que as microondas aqueciam de dentro para fora.

O Aquecimento ocorre pela agitação das moléculas de agua do alimento estimuladas pela radiação eletromagnética produzida com as microondas. Vale ressaltar que esta radiação produzida, está presente nas fontes de luzes ou até mesmo nas ondas de rádio.

Com o tempo, os fabricantes foram percebendo que seria necessário distribuir uniformemente as ondas geradas, para que o alimente mantivesse o cozimento homogêneo e ai surgiu o PRAATO GIRATÓORIO (rssrrs).

E cada vez mais está evoluindo essa maravilha do mundo moderno, desde 1939 até hoje sofrendo ajustes e adaptações para o mundo que vivemos.

Abaixo você confere a evolução dos microondas:

Primeiro Microondas - 1947 - 300 Kilos e 1,60 de Altura

Microondas para casa - 1950 - 24 Polegadas e disponibilidado para testes em residencias, navios, etc.


O modelo abaixo foi o primeiro microondas com preço compativel ao usuário domestico, lanlado em 1967

E ai por diantes evoluções, evoluções, evoluções...












Fonte:
http://saberdesign.com.br/content/forno-de-microondas-%E2%80%93-tecnologia-descoberta-ao-acaso

Postagens mais visitadas deste blog

Dica: Antiacido caseiro

Como é ser pai especial